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O processo de ensinar.

  • Foto do escritor: Editor Fosterwelt
    Editor Fosterwelt
  • 8 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura

A principal fonte para a formação do caráter das pessoas.


A Grécia antiga é a base da civilização moderna ocidental. E o ponto central desta conexão está na educação. O desenvolvimento que resulta do ato de educar transformou cidades como Atenas e Esparta em grandes polos de conhecimento e estratégia. Os gregos tinham entendido o poder da cognição!

Sabendo a origem da educação, devemos entender o papel do ensino neste processo. Ensinar é repassar o conhecimento adquirido por meio da pesquisa, observação e experimentação.

O processo de ensinar é, portanto, a principal fonte para a formação do caráter das pessoas. Neste sentido, a escola desempenha papel fundamental, mas não exclusivo. A família e a sociedade como um todo educam o tempo todo por meio de exemplos e não pela imposição de regras ou de dogmas. Se uma pessoa passa a conviver em uma sociedade que considera o respeito a todas as formas de vida, a preservação do meio ambiente e a governança como modo de vida, estes valores serão incorporados forçosamente. As leis que mais “pegam” são as leis que registram os valores da sociedade onde são aplicadas.

O processo de ensinar é, portanto, a principal fonte para a formação do caráter das pessoas

É neste ponto que reside a maior importância de profissionais de qualquer área terem contato com outras culturas, outras formas de ver a vida. Isto leva a um grau elevado de cognição, elemento essencial para o sucesso de qualquer carreira.

Pensando que a educação vem com o exemplo, vivenciar como outras sociedades vivem ajuda na identificação de pontos a melhorar na nossa maneira de conviver com outras pessoas no nosso país.

Há países nos quais as pessoas devem se preocupar com os outros de maneira efetiva, prática, como acontece no Japão onde é de praxe os próprios usuários limpar locais públicos após eventos.

Em Singapura, gomas de mascar são proibidas em locais públicos devido ao risco do chiclete maçada acabar no chão, em alguma parade ou até mesmo estragando um monumento.

Na França, mães e pais educam os seus filhos para, desde bebês, aprenderem a ficar sozinhos e a não incomodar os outros. Nós aqui da FosterWelt já vimos restaurantes que não aceitam crianças, com exceção das francesas.

Na cultura norte-americana, o não pagamento de impostos, especialmente o imposto de renda, pode levar à cadeia porque existe a lógica de que os negócios dependem da base que o Estado fornece para funcionar.

Há muitos exemplos ruins vindos de outros países também e isto serve como um grande alerta do que devemos evitar onde moramos.

Até aqui já podemos entender que o ensino de qualidade, universalizado, depende da educação: muito difícil querermos ensino de alto grau com educação cheia de falhas e ausência de acordos sociais sustentáveis. Por acordos sociais sustentáveis estamos falando de regras que são aceitas (e não impostas) pela sociedade de um determinado lugar como sendo a melhor maneira de as pessoas conseguirem viver e trabalhar de acordo com os melhores parâmetros.

Pensando que a educação vem com o exemplo, vivenciar como outras sociedades vivem ajuda na identificação de pontos a melhorar

Acreditamos fortemente que o contato com outras culturas tem o poder de modificar para melhor as pessoas e esta modificação acaba chegando no país de origem delas, seja por meio do retorno destas pessoas ou quando empresas deste país se internacionalizam, passando a ter contato com o modo de produção e de vida nos países de destino. Esta mistura de internacional com nacional traz, via de regra, bons resultados.

Acreditamos fortemente que o contato com outras culturas tem o poder de modificar para melhor as pessoas

Para fechar, vale a lembrança que não existe país bem sucedido de maneira geral sem ensino de qualidade e, como vimos, ensino de qualidade depende do quão avançada é a educação neste país.



 
 
 

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