top of page

A Inteligência Artificial está destruindo carreiras, mas pode impulsionar a sua!

  • Foto do escritor: Editor Fosterwelt
    Editor Fosterwelt
  • 8 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

A Inteligência Artificial não é um pensamento novo: na Grécia antiga já se falava em criar algo que substituísse o trabalho repetitivo, algo que permitisse às pessoas se concentrarem em atividades mais produtivas, com maior utilização de tecnologia.

A ideia se desenvolveu com força a partir da década de 1950 e foi a base das pesquisas que criaram os computadores.

Isto quer dizer que desde aquela época existe o receio que “as máquinas” substituiriam o ser humano. Para quem não assistiu, vale a pena ver ou rever “2001, Uma Odisseia no Espaço”. O filme é de 1968, mas é tão visionário que traz diversas situações aflitivas sobre o que estamos vivendo hoje e o que ainda virá.

AI (Inteligência Artificial) é a capacidade que computadores e máquinas computadorizadas têm em executar tarefas complexas de maneira autônoma, isto é, sem interferência do ser humano.

Como isto pode ser possível? Por meio do “aprendizado” que estes sistemas obtêm a partir do acúmulo de informações e da interação com os seres humanos.

Desta forma, tarefas básicas e executadas quase sempre da mesma maneira e com os mesmos objetivos, podem ser feitas com o uso de AI. Isto já acontece em escritórios de advocacia e de contabilidade, em consultórios médicos, em centros de engenharia, de logística e por aí vamos.

E anote aí: março de 2023 já é considerado como o mês no qual a AI chegou de vez nas nossas vidas, porque foi quando sistemas de GPT (família de modelos de linguagem de inteligência artificial) se tornaram muito mais populares.

Muito difícil que a AI não afete a sua carreira. O que você tem que fazer é se preparar para começar a interagir com a AI. Entender que a AI não tem volta, só vai aumentar a sua aplicação. Trabalhos sem necessidade de tomada de decisão serão cada vez mais realizados por sistemas. e os seres humanos trabalharão cada vez mais ao lado da tecnologia. Repare: ao lado, e não contra!

Quer saber que rumo a sua carreira deve tomar? Nossa dica de ouro: prepara-se para posições no mercado que exijam pensamento crítico, criatividade, inteligência emocional, julgamento e tomada de decisão e flexibilidade cognitiva.

Comece por aumentar em muito o seu grau de leitura de livros que valem a pena. Passe por filmes disruptivos, faça coisas diferentes nas suas horas livres.

Não terá erro!

Vai dar trabalho, mas a sua carreira ganhará outra dimensão.



 
 
 

Commenti


bottom of page